Artes da Vika

Image and video hosting by TinyPic

sábado, 9 de março de 2013

♡ PAP: Bloco de recados de mesa - com Suzana Brito

Lembram que mostrei esse bloquinho lindo ontem? Hoje trago o passo a passo dele, feito por Suzana.

Agora, com a palavra, Suzana:

PASSO A PASSO – BLOCO DE RECADOS DE MESA
KIT VINTAGE

Material:
- Duas peças de chipboard de 17 x 12 cm



-Duas peças de chipboard de 12 x 3 cm


-Uma peça de chipboard de 12 x 15 cm


-Duas folhas de papel kraft A3 ou quatro folhas de papel kraft A4 para forrar, com gramatura de 150g/m2. Escolhi o kraft porque combinava melhor com os papéis do kit Vintage.
-Papel  sulfite para fazer o miolo (usei 25 folhas A4 divididas em 4 = bloco com 100 folhas)
-Cola branca, pincel ou rolinho para espalhar a cola, espátula para alisar, régua de encadernação, fio de cabelo, estilete, dobradeira

Passo-a-passo
Vamos começar montando o suporte para o bloquinho. Passe cola no chipboard maior com o pincel ou rolinho, deixando uma camada uniforme.


Cole sobre o chipboard e alise com a espátula. Depois que achei essa numa casa de material de construção só uso ela, porque é molinha e macia. Também gosto de passar um pano para remover restos de cola.


 Com a régua de encadernação mais fina marque a distância e cole uma das peças de chipboard de 12 x 3 cm. Eu gosto de usar outra régua para garantir que fique tudo certinho, coloco na parte de cima e faço um “t” alinhando as peças. Lembre-sempre de alisar o outro lado depois de colado, para evitar bolhas e ondulações.


A primeira parte fica assim:


Cole então a segunda peça de 12 x 3 cm, usando a mesma técnica:


Fica assim:


Lembra que eu falei em duas folhas tamanho A3? Pois é, a primeira fica como a foto acima e não dá para colar a segunda peça maior de chipboard. Então eu emendei um pedaço da segunda folha, para poder caber o resto do suporte, ficou assim:



Então, usando as réguas de encadernação eu colei a segunda peça de chipboard de 12 x 17 cm:


O resultado final é esse aí embaixo.


Ajuste os cantos com o fio de cabelo:




E cole as abas para dentro. Eu gosto de colar primeiro as abas mais compridas e depois as mais curtas. Não se esqueça de alisar bem e de vincar os cantinhos com a dobradeira. Outra coisa, lembre de passar a cola no chipboard e não no papel. Faz menos meleca.




Não esqueça também de vincar os espaços entre as peças de chipboard, para não rasgar depois e para que o acabamento fique perfeito.


Depois de tudo colado e vincado, fica assim.


Com o restante da folha A3 faça o forro da parte de dentro e cole. Eu deixo menos de0,5 cm de folga e sempre colo começando por uma extremidade, vincando a dobra, colando o meio, vincando, e assim por diante, para evitar que fique torto. Depois eu limpo todo o excesso de cola.


O suporte aberto fica assim:


Ele vai ficar assim depois de pronto:


Corte o papel para fazer o miolo do bloquinho. Eu peguei uma folha de sulfite A4 e cortei em quatro partes. Fica com quase 1 cm a menos que o tamanho do chipboard da capa e com quase 3 cm a menos que o suporte. Achei o tamanho ideal. Aliás, defini o tamanho do suporte depois de definir o tamanho do miolo...


Pegue a peça de chipboard de 12 x 15cm e forre do mesmo jeito que você forrou as anteriores:



Enfeite  com os papéis do kit Vintage. Eu escolhi o papel com palavras para a capa e o de notas musicais para o verso. São lindos!
Para furar eu usei a Cinch, que é a que eu tenho, mas acho que qualquer máquina fura.




Dobre o suporte desse jeito, com a parte que você não enfeitou para dentro:


Coloque o miolo e a capa...


E encaderne com espiral ou wire-o, na cor que preferir. Eu uso espiral de plástico mesmo, pois reduz o custo do trabalho. Para dar um tchan eu passo a espiral duas vezes pelo mesmo buraco e fica até parecido com o wire-o. Faço isso porque acho o buraco da Cinch muito grandão.



Enfeite a capa como desejar. Eu usei uma tag do kit que achei linda e esse telefone antigo que é tudo e mais um pouco. Colei com fita banana para ficar mais destacado. O resultado final fica assim:


A espiral bem de perto...


Para embalar dá para dobrar assim...


E está pronto um bloquinho de recados para a mesa de uma pessoa muito querida!
Dá para mudar as dimensões do bloquinho a vontade, viu pessoal? É só lembrar que o tamanho da base tem de ser metade da largura do bloquinho, assim:


Se o bloquinho tiver uma largura de 12 cm, como o meu, a base deve ser feita com duas partes de 3 cm, para dar 6 cm no total, certo?
Espero que tenham gostado do meu PAP e que usem esses papéis lindos do kit Vintage.

♥ ♥ ♥

Eu amei o pap de Suzana!!! Achei legal a ideia de passar o espiral duas vezes no mesmo buraco!!

Beijos,
Vika ♡

Vou amar  seu comentário!

2 comentários:

Ficarei feliz com o seu comentário :D
Beijos